PESQUISAS
Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a sua criação, assumiu um grande desafio: desenvolver, em conjunto com os parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.
Esse esforço ajudou a transformar o Brasil. Hoje a nossa agropecuária é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta devida a incorporação das áreas de terras degradadas dos cerrados aos sistemas produtivos, que corresponde por quase 50% da nossa produção de grãos.
Localizada no município de Castro-PR, a Fundação ABC é uma instituição de caráter particular, sem fins lucrativos, que realiza pesquisa aplicada para desenvolver e adaptar novas tecnologias, com o objetivo de promover soluções tecnológicas para o agronegócio aos mais de 4 mil produtores associados de diversas Cooperativas da região. A instituição também realiza projetos de pesquisa com empresas privadas, através de contratos de cooperação técnica e mantém vínculos com empresas de pesquisa pública como IAPAR, EMBRAPA e importantes universidades do Brasil.
FINALIDADES E OBJETIVOS:
1. Desenvolver trabalho de experimentação, pesquisa e difusão, atestando grau de eficiência e divulgação dos produtos, insumos, equipamentos, máquinas e/ou outros;
2. Executar trabalhos no sentido de complementar esforços da pesquisa estatal e privada existente, evitando gastos provenientes de duplicação de esforços;
3. Desenvolver programas visando a prestação de serviços e fornecimento de material de interesse dos associados com a finalidade de otimizar suas atividades;
4. Pesquisa na área de biotecnologia, nos mais diversos campos do setor agropecuário;
5. Fomentar e possibilitar condições para atualização e treinamento dos técnicos incumbidos direta ou indiretamente, com os programas destinados à difusão de tecnologia para o desenvolvimento agropecuário;
6. Realizar convênios com entidades nacionais ou estrangeiras, visando a colaboração e o desenvolvimento de trabalhos de interesse mútuo;
1. Efetuar estudos, pesquisas e experimentações no campo da Fitotécnia, Ecologia, Química, Engenharia, Economia e Administração Rural. Nutrição, Alimentação, Patologia, Biologia e seus ramos, tais como: a reprodução genética.
2. Efetuar estudos pesquisas e experimentação à introdução, adaptação e desenvolvimento de Insumos, máquinas e implementos agropecuários industriais.
Promover a divulgação dos dados técnicos e científicos obtidos através das atividades desenvolvidas.
3. Conjugar esforços para obtenção de recursos humanos, técnicos, materiais e financeiros nos campos de programação, execução e divulgação das tecnologias existentes e das que forem desenvolvidas.
4. Planejar e assessorar a implantação de programas agropecuários, em áreas ecológicas através de um melhor aproveitamento dos recursos naturais nelas existentes.
5. Cooperar com as entidades públicas ou privadas na solução de problemas agropecuários, valendo no sentido de evitar gastos proveniente da duplicação de esforços.
6. Realizar convênios ou contratos e articular-se, pela forma conveniente, com órgãos ou entidades, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, visando a colaboração e desenvolvimento de trabalhos de interesse mútuo.
O Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA, tem sua sede em Porto Alegre (RS) é uma entidade publica, com autarquia administrativa, subordinada ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Agricultura, que tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável do setor orizícola do Rio Grande do Sul por geração e da difusão de conhecimentos, de informações e de tecnologias, bem como propor políticas de interesse setorial e do consumidor.
Fundada em 1908, sob o lema do Instituto Gammon: “Dedicado à Glória de Deus e ao Progresso Humano”, a Escola Agrícola de Lavras, depois Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e, hoje, Universidade Federal de Lavras (UFLA), é um exemplo vivo da concretização dos ideais de seu fundador, Dr. Samuel Rhea Gammon, e de seu primeiro diretor, Dr. Benjamin Harris Hunnicutt. Neste quase um século de existência, a Universidade Federal de Lavras consolidou-se pelo seu pioneirismo na extensão - promoveu a Primeira Exposição Nacional do Milho e a Primeira Exposição Agrope-cuária do Estado de Minas Gerais, introduziu o primeiro silo aéreo para armazenagem de grãos no Estado e também um dos primeiros tratores a arar terras brasileiras, e editou a primeira revista de Minas Gerais direcionada ao produtor rural -, pela extraordinária geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, mas, acima de tudo, pela qualidade do ensino na formação de seus alunos, os quais, razão maior da existência da Instituição, têm se constituído, ao longo dos anos, em atores importantes da reconhecida excelência da Universidade.
Fundada em 1968, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), única instituição federal de Ensino Superior localizada no interior do Estado de São Paulo, destaca-se pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 96,1% são doutores ou mestres. Em sua maioria, 98,6% dos professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.
A ESALQ é uma instituição pública, que recebe diariamente cerca de 2.000 estudantes de graduação e 1.000 pós-graduandos, além de pós-doutores, jovens pesquisadores e participantes de cursos de pós-graduação lato sensu. Considerada um centro de excelência, oferece 7 cursos de graduação e 15 programas de pós-graduação (PPG) (sendo um internacional), além de 2 interunidades e 1 interinstitucional, que se utilizam de seus 12 departamentos. Desde sua fundação, já formou mais de 14 mil profissionais em nível de graduação e mais de 8 mil pós-graduandos.
Pesquisando, ensinando, divulgando tecnologia, fomentando novas técnicas, os profissionais qualificados e formados pela Escola dão resposta ao maior desafio enfrentado por uma universidade pública: ser mais útil à sociedade, fazer avançar o horizonte do conhecimento humano, colocando-o à disposição da sociedade, a serviço do homem.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) teve sua origem em 1962, com a criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Campo Grande, na cidade de Campo Grande, que seria o embrião do ensino superior público no sul do então Estado de Mato Grosso.
Visando atingir os objetivos essenciais de aprimoramento do ensino e estímulo às atividades de pesquisa e de extensão, a UFMS vem participando ativamente da preservação dos recursos naturais do meio ambiente de Mato Grosso do Sul, especialmente da fauna e flora do Pantanal, região onde está inserida.
A Missão Salesiana de Mato Grosso MSMT, presente na cidade de Campo Grande desde o ano de 1925, tem como propósito fazer-se presente em meio à juventude mato-grossense (na época) e brasileira, convivendo com a riqueza sociocultural, política e religiosa, à luz das orientações da Igreja Católica e da doutrina do educador Dom Bosco, além de promover por meio de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, a formação integral, fundamentada nos princípios éticos, cristãos e salesianos de pessoas comprometidas com a justiça social para que contribuam no desenvolvimento sustentável.
O Centro de Ensino Superior de Campo Grande (CESUP) foi criado em 1974, constituindo-se no produto da evolução de um conjunto de instituições educacionais tradicionais e da iniciativa de educadores idealistas do Estado, com o objetivo de integrar experiências, ideais e patrimônios, para atender às aspirações e às necessidades da população do Estado de Mato Grosso do Sul. Localizada no Estado de Mato Grosso do Sul, tem como missão precípua integrar científica, técnica e filosoficamente esforços institucionais públicos e/ou privados para o desenvolvimento regional sustentável. Assim, sem deixar de atender ao conjunto das áreas de conhecimentos universais, ocupa-se, em particular, de temáticas brasileiras regionais, quais sejam: Meio Ambiente, Planejamento e Gestão Administrativos, Ecoturismo, Integração Regional, Programas de Desenvolvimento e Implantação de Serviços, Programas de Saneamento e Saúde Pública, Programas de Educação, incluindo Educação à Distância, Programas de Informatização, dentre outros.